Continua após publicidade

Parque flutuante em Roterdã é feito de plástico reciclado

A Recycled Island Foundation criou o protótipo utilizando resíduos retirados dos rios da cidade. Veja o vídeo

Por Redação
Atualizado em 9 set 2021, 09h35 - Publicado em 23 jul 2018, 13h55

A poluição é um assunto que diz respeito a toda a população mundial s, afinal é um problema que afeta todos nós. Frequentemente nos deparamos com iniciativas como a da Recycled Island Foundation. A iniciativa retira resíduos plásticos dos rios da cidade e um dos resultados foi o protótipo de um parque flutuante que agora está aberto ao público.

O objetivo da fundação é mostrar que o plástico reciclado a partir da coleta desse lixo tem seu valor. O parque, por exemplo, tem 43 m² e é composto por uma série de blocos hexagonais feitos 100% com o material reciclado. Além do impacto ambiental positivo, o espaço é benéfico para o ecossistema do rio, uma vez que ele serve de habita para faunas micro e macro – incluindo caracóis, minhocas, besouros e peixes.,

(Cortesia da Recycled Island Foundation/Reprodução)

A Recycled Island FOundation é uma organização jovem, cujo propósito é recuperar os detritos encontrados em rios e nascentes e reutilizar esse plástico de maneira sustentável. “Quando nós recuperamos o plástico prevenimos ativamente a crescente presença dele em rios e oceanos”, explicou ao Designboom o fundador da iniciativa, Ramon Knoester.

Para coletar o material a fundação desenvolveu três “armadilhas” para o lixo, que foram testadas, monitoradas e otimizadas para funcionar durante um ano e meio. Esse sistema é capaz de capturar plásticos usando a própria corrente dos rios, e mantê-los presos até mesmo quando a correnteza muda de direção.

Continua após a publicidade
(Cortesia da Recycled Island Foundation/Reprodução)

O grupo também desenvolveu estruturas verdes flutuantes em colaboração com o governo de Roterdã. A ideia é estimular a mentalidade ecológica no porto da cidade. A vegetação pode crescer nos hexágonos, o que também proporciona que pássaros, peixes e micro-organismos encontrem comida e abrigo no parque.

Veja mais detalhes no vídeo abaixo (em inglês):

Publicidade